segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Intervindo



Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais das grandes metrópoles.
No início, um movimento underground que foi ganhando forma e espaço com o decorrer dos tempos e se estruturando.
Mais do que marcos espaciais, ela particulariza lugares e, por decupagem, recria paisagens, e interfere no comportamento automatico dos cotidianos,fazendo sentido ou não,ela apenas está.
Existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas realizadas em espaço público, apropriando o vazio como espaço em branco,pronto para associar-se a novos valores, sobre o olhar de todos.O que foi expulso ou esquecido na afirmação dos novos centros.
Por meio do uso de práticas que se confundem com as da sinalização urbana, da publicidade popular, dos movimentos de massa ou das tarefas cotidianas, esses artistas pretendem abrir na paisagem pequenas trilhas que permitam escoar e dissolver o insuportável peso de um presente cada vez mais opaco e complexo.
E aos que não fazem parte ou participam do movimento, deveriam aceitar o descontraido e o inusitado como uma forma de arte,se colorir o automatico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário